domingo, 27 de julho de 2008

Casal de Lebres da Patagonia (Mara) - Dolichotis patagonum



Distribuição: - Pampas do centro e Argentina.
-Habitat - As lebres da patagónia preferem pastos áridos com bastante espaço aberto.
-Alimentação - Qualquer vegetação, preferindo erva e pasto.
-Reprodução - Monogamicas durante toda a vida, um casal reproduz-se 3 a 4 vezes por ano, entre o Inverno e a Primavera, quando a fêmea inicia o seu cio muito curto. As ninhadas, entre 1-5 crias, nascem após um período de gestação de 3 mêses. As crias são muito desenvolvidas quando nascem. O parto tem lugar dentro de tocas, onde permanecem entre 15 a 30 dias, sob o cuidado da progenitora que as visita várias vezes ao longo do dia para as amamentar. As crias atingem a maturidade sexual aos 2-3 meses ( fêmeas ) e 6 meses os machos.
-Tamanho / peso – 69 a 75 cm de comprimento / 12 a 15 Kg
-Conservação – Quase ameaçada

Casal de Muntjac - Muntiacus muntjac



Distribuição: - Desde o leste da Índia ao Sudeste da Ásia, Indonésia, sul da China, Sri Lanka, Nepal, Myanmar, Tailândia, Vietname, Malásia, Indonésia ilhas de Java, Sumatra e Bornéu.
-Habitat - Em qualquer lugar com uma grande abundância de vegetação
-Alimentação - Alimenta-se à base de erva, rebentos, fruta, sementes, ovos e pequenos animais.
-Reprodução - As fêmeas atingem a maturidade sexual ao ano de idade. Depois de uma gestação de 200 a 220 dias, nasce geralmente um só filhote com cerca de 500g. Os jovens saiem do território materno aos 6 meses, pois nessa altura são adultos e têm de conquistar o seu próprio território.
-Tamanho / peso – O comprimento varia entre os70 e os 80 centímetros, tem alturade 30 a 40 cm / Pesam entre os 15 e 20 kg
-Conservação - Não se encontra ameaçada

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Casal de Canguru Bennet - Macropus rufogriseus






-Distribuição: - Austrália
-Habitat - vive em planícies semi-áridas, matos altos e savanas com grandes espaços abertos, Os indivíduos são bastante sociáveis, criando grupos de até 30 elementos.

-Alimentação - são herbívoros, alimentando-se de todas as plantas e folhas de árvore que encontrem no caminho. Percorrem grandes distâncias em busca de algum alimento e por vezes escavam o chão para retirar raízes da terra.

-Reprodução - Aos 30 dias de gestação nasce um filhote que mede apenas 1cm e que, desloca-se para dentro da bolsa marsupial, onde cerca de 1 cerca de um ano. A partir dessa altura, a cria começa a entrar e a sair da bolsa para procurar os primeiros alimentos e rapidamente deixa esta fase para começar a acompanhar a progenitora nas suas viagens terrestres utilizando a bolsa, enquanto cabe, apenas quando se sente assustada.

-Tamanho / peso – Macho 1,10m, fêmea 1m / Macho 20kg, fêmea 18kg
-Conservação - Não se encontra ameaçada